O dia mais saboroso do ano – Receita Spaghetti al Profumo di Mare
As receitas natalinas variam de acordo com a cultura de cada região e muitas vezes mudam até mesmo dentro de um país. Mas uma coisa não muda: a ceia é, sem dúvidas, o momento mais esperado. A música, os enfeites, o clima de festa e alegria vai contagiando a todos desde as primeiras etapas de preparo das receitas que serão servidas nessa noite tão especial.
Rabanadas, pernil suíno, panetone, peru assado, colomba pascal, são exemplos de receitas que sempre estão presentes nas ceias de natal, e, na verdade, essa é uma tradição de centenas de anos. Conta a história que, nessa época, os europeus deixavam suas portas abertas para que os peregrinos e viajantes entrassem e, junto com a família, confraternizassem.
O peru é o grande prato da noite e seu consumo se popularizou através de uma tradição americana de consumir essa ave em datas festivas. A história mostra que os índios americanos já criavam e consumiam a ave para festejar a primeira colheita. Particularmente, gosto de fugir dessas receitas tradicionais e acabo na divisão das receitas entre família optando por levar algo diferente para o natal.
Aproveitando a coluna no blog Vinho em Prosa, vou revelar a receita que irei preparar dessa vez! Como no natal não pode faltar espumantes, e eles harmonizam com perfeição com frutos do mar, esse ano resolvi preparar um Spaghetti al Profumo di Mare: uma massa das mais saborosas para deixar qualquer suíno, peru e bacalhau de lado.
Lembrando que você pode fazer a ceia de natal da maneira que você quiser – com a receita que achar mais saborosa e até mesmo mais prática – porque, sem dúvidas, o mais importante é reunir a família e celebrar o nascimento daquele que deu a vida por todos nós!
Receita de Spaghetti al Profumo di Mare
Ingredientes:
- 500 g de espaguete;
- 300 g de camarões VM descascados;
- 300 g de lulas em anéis;
- 50 g azeitonas fatiadas;
- 80 g ervilha fresca;
- 70 g amêndoas fatiadas;
- 70 g nozes picadas;
- 6 colheres (sopa) de azeite de oliva;
- 3 dentes de alho;
- 2 colheres (sopa) de cebola picada;
- 2 colheres (sopa) de salsinha;
- 1 colher (sopa) de manjericão;
- 400 g de tomates sem pele;
- pimenta dedo de moça à gosto;
- sal e pimenta-do-reino;
Modo de Preparo:
Limpe os camarões e as lulas. Coloque água para ferver e salgue levemente. Em uma panela, coloque metade do azeite de oliva e a cebola picada.
Refogue até que a cebola esteja bem macia e acrescente os tomates, as ervilhas, amêndoas, as nozes e azeitonas, cozinhe até dar ponto ao molho e tempere com sal e pimenta-do-reino junte também as folhas de manjericão e reserve.
Coloque a massa para cozinhar. Aqueça o azeite de oliva restante em uma frigideira, coloque um pedaço de 1 cm de pimenta dedo-de-moça e acrescente pela ordem, camarões refogando-os por 1 minuto. Acrescente o alho picado, refogue e coloque as lulas e deixe por cerca de 3 minutos. Salpique com a salsinha e tempere com sal e pimenta-do-reino. Escorra a massa e misture bem ao molho de tomates, coloque em uma travessa ou prato e regue com o refogado de frutos do mar. Misture levemente.
Feliz Natal e Saudações Gastronômicas!!!
Dica de vinho para harmonização: Vinho Undurraga TH Pinot Noir Leyda, 2010
“Exibe com muita fineza frutas vermelhas maduras, amoras silvestres, violeta e notas de ceiva e terrosas, com grande tipicidade da variedade de uva.
Sedoso ingresso em boca, com taninos polidos, muito suaves e delicados. Equilibrado frescor, resultado da acidez que proporciona um longo fim-de-boca.”
(Alex Ordenes, Sommelier Conseil Buywine)
[author] [author_image timthumb=’on’]http://vinhoemprosa.com.br/wp-content/uploads/2012/12/alessandro.jpg[/author_image] [author_info]Alessandro iniciou na culinária ainda pequeno, acompanhando seus avós à beira do fogão a lenha em Governador Valadares. De lá para cá anos se passaram e, além do aprendizado prático, se formou em gastronomia e fez mestrado em sociologia. Através do programa de culinária na TV teve a oportunidade de conhecer diversos países e aprendeu que a gastronomia vai muito além do que está dentro das panelas.[/author_info] [/author]
simplismente amei a receita, sou italiana, amei tudo. grande abraço e feliz ANO NOVO.