Vinho que te quero, tinto ou branco, que te quero tanto…
O feedback do que escrevo começa nos comentários que ouço e alguém me falou sobre etiqueta sustentável, citada em um dos meus posts, coisa em que, a pessoa disse, nunca ter parado para pensar antes. Então, fiquei eu pensando como poderia ampliar o conceito de sustentabilidade, explorando um tema bem focado no site.
Ocorreu-me que todas as ações cujos resultados são satisfatórios para o desenvolvimento sócio, cultural, humano e até econômico, são sustentáveis. E nada há menos sustentável do que o lixo de supermercados, restaurantes, hotéis, eventos e até de nossas casas, onde toneladas de alimentos, inclusive bebidas, são desperdiçados todos os dias enquanto milhões morrem de fome. E aí me lembrei da dúvida que surge: quando vamos dar uma festa e ficamos calculando quantos salgados, doces e bebidas devemos comprar, para acertarmos na qualidade e na quantidade sem que haja desperdício.
Aproveitando então o foco e tudo que se possa acrescentar, para que além de degustar um bom vinho se possa desfrutá-lo, como ensina o Sommelier Conseil Alex Ordenes, ocorreu-me, que… não sei nada de vinho… (brincadeirinha!), que nem sempre se sabe que vinho comprar e quanto comprar para um determinado número de convidados.
Assim é que as dicas de hoje vão fantasiadas de embrulho de presente, oferecidas aos enófilos de plantão e interessados:
- Onde comprar: onde e sobre que vinho comprar para cada ocasião, situação e evento é só procurar a Buywine;
- Quantidade: considere que, geralmente, 20% das pessoas convidadas não comparecem a uma festa. Determine quantos são bebedores de vinho e multiplique o número desses por 0,80 (80%);
- Duração do Evento: calcula-se que os convidados bebem duas doses durante a primeira hora e uma dose em cada hora subsequente. Sendo que numa festa com um grande número de bons bebedores mantém-se o cálculo de duas doses por hora;
- Vinho (se for servido como bebida central do evento): consumida juntamente com petiscos e jantar, aconselha-se comprar uma garrafa para 3 pessoas em uma proporção de 70 % a 80 % de tintos e 20 a 30 % de brancos.
Para facilitar, cálculo aproximado: multiplicar o número de bebedores de vinho pela duração do evento em horas. O número obtido deve ser dividido por 5, que será o número de garrafas consumidas no evento. Arredondando sempre para mais, a estimativa do número de garrafas necessárias (basta multiplicar a estimativa original por 0,2 para calcular quantas garrafas extras serão necessárias).
Boa folia ou bom descanso, são opções, mas vinho é fundamental. E nesse carnaval caia no desfrute de um bom vinho porque o evento pede e seu paladar merece.
[author] [author_image timthumb=’on’]http://vinhoemprosa.com.br/wp-content/uploads/2012/12/giovana-moyzes.jpg[/author_image] [author_info]Giovana é Mestre e consultora em Gastronomia, trabalha atualmente na Universidade Vila Velha. Gosta de pessoas verdadeiras, de artes em geral, ama viajar pelo Brasil e mundo afora. Dessas viagens, sempre procura conhecer os costumes e a gastronomia, redirecionando-os para tudo que faz. Aplica-se na arte de ser uma eterna aprendiz.[/author_info] [/author]