A maioria dos Malbec’s argentinos está com os dias contados
O consumidor já tinha se manifestado em relação à necessidade de vinhos mais “gourmet”, com graduações alcoólicas menores e com menos madeira. Poderíamos afirmar, inclusive, que os estilos “ultramaduros” e concentrados, que um dia dominaram o gosto dos consumidores, estão com os dias contados.
Acontece que, com o aquecimento global, as zonas de produções vinícolas estão ficando mais quentes. Isso significa que a uva, no momento da colheita, está com graduações potenciais muitas vezes por acima dos 15 graus. Então, os vinhos estão em geral sendo muito alcoólicos e cansativos, e muitas vezes não somos capazes de beber a garrafa toda, nem mesmo a metade.
Há alguns dias chegou à Buywine os vinhos de Autor de Hubert Weber, e assim que degustei seus vinhos pude entender que eles eram absolutamente diferentes do estilo pesado, aquele que descrevi nas frases acima. Gostei de todos eles e o que me chamou a atenção, além das safras antigas – já que no Brasil estamos acostumados a beber vinhos quando ainda estão demasiado jovens – foi seu estilo particularmente elegante.
Então resolvi fazer um vídeo do Malbec, que é um dos poucos vinhos por menos de R$ 50,00 que pode entregar tamanha qualidade. Até posso afirmar que já tem um bom tempo que não degustava um vinho tão elegante (do Novo Mundo) e de uma relação de preço/qualidade como esta.
Se ainda não conhece, dê uma olhada no vídeo abaixo para se entusiasmar também: