Alejandro Hartwig e a colheita 2014 em Colchagua.
Alejandro Hartwig, o filho da senhora Laura cujo rosto esta representado no rótulo deste vinho, conversou com o “Vinho em Prosa” de maneira exclusiva, e nos entregou suas opiniões e conclusões sobre a safra 2014, que está prestes a começar.
Os vinhedos da vinícola Laura Hartwig estão localizados no coração do vale de Colchagua, a escassos quilômetros da praça da cidade, pelo tanto, as respostas de Alejandro estão relacionadas á realidade de Colchagua, o mais particularmente, dos vinhedos da sua bodega, já que não podemos generalizar, Colchagua é um vale muito extenso, com sub-regiões que cada vez se aproximam mais á costa do oceano pacifico.
A entrevista:
Vinho Em Prosa: Como são tuas expetativas em termos de qualidade respeito a safra 2014 que já começa?
Alejandro Hartwig: Boas, há cachos leves com baias um pouco menores que o habitual. É uma safra de volumem de quilos por hectares baixos, o que vai favorecer a concentração e na expressão do nosso terroir. Outro fator muito favorável foi que estes primeiros 15 dias de março tem sido particularmente frescos, pelo tanto os graus potenciais de álcool vão ficar em pleno equilíbrio com os demais componentes do vinho.
Vinho Em Prosa: Como você pode comparar a safra 2014 com as safras anteriores?
Alejandro Hartwig: As comparações são sempre muito difíceis já que existem muitos fatores que estão involucrados, mas respeito da safra anterior do ano 2013, esta será ainda melhor. Naquela safra (2013) foi algo mais complexo já que os taninos maduram muito tarde, algo assim como de golpe, e foi uma dura tarefa interpretar o momento ideal para colher as uvas, de todas formas pensamos que que conseguiremos vinhos de excelente qualidade.
Vinho Em Prosa: Quais uvas produzirão vinhos de melhor qualidade nesta safra 2014?
Alejandro Hartwig: Com certeza serão as uvas de madures mais tardia, as mesmas que na colheita passada lutarão para completar a madures. A Carménère vai se beneficiar enormemente com as condições climáticas destes últimos meses, também mas num grau menor as castas Cabernet Fran e Syrah vão entregar vinhos de grande qualidade. O Cabernet Sauvignon vai se beneficiar muito também, mas este beneficio que devera ser notado na qualidade e concentração tem mais a ver com os rendimentos baixos por videira, mas que como consequência do clima. Mas estamos prontos e muito otimistas a vésperas da colheita 2014, e vamos a fazer todo o possível para poder manter e se possível melhorar o padrão de qualidade de nossos vinhos.