Ruffino Orvietto Classico D.O.C 2013
A Vinícola Ruffino foi fundada em 1877 pelos primos IIario e Leopoldo Ruffino, em Pontassieve (Chianti,Toscana).
Em apenas 4 anos a vinícola conquistou sua primeira medalha de ouro em Chianti, e depois de duas décadas, seus vinhos chegaram a medalha de ouro na feira de Bordeaux. Hoje a Ruffino possui 1135 hectares de vinhedos próprios, sendo 600 deles plantados com videiras.
A Ruffino também possui sete propriedades situadas nas melhores denominações DOCG, sendo três em Chianti Clássico, uma em Vino Nobile di Montepulciano, uma em Montalcino, uma em Chianti Colli Fiorentini e uma, em Chianti Colli Sinesi.
Ruffino e uma cantina que produz alguns dos mais prestigiados vinhos tintos italianos, mas também produz excelentes vinhos brancos, dos quais destacamos o Ruffino Orvietto Classico D.O.C, elaborado a partir de uvas autóctones da região. No caso do vinho da safra 2013, ele e composto por um 40% Grechetto, 20% Procanico, 20% Verdello e 20% Canaiolo blanco.
Veja a continuação a nota de degustação e dicas de harmonização:
Visual
Amarelo, com tons verdes de média intensidade.
Olfativo
Intenso, com uma tipicidade bastante marcada pelas variedades que compõem o blend. Muito fresco, com algumas notas de maracujá, maçã verde, abacaxi e pêssego, acompanhadas por notas cítricas, como limão em um fundo herbáceo, tudo bem integrado, agradável que surpreende pelo seu estilo exuberante, franco e nítido.
Gustativo
Com acidez ainda bem presente e que está bem equilibrada ao frescor, propõe-se um estilo frutado e de excelente qualidade considerando sua categoria de preço. A forma nítida e direita na qual este vinho mostra seus atrativos é um dos pontos mais fortes neste interessante branco italiano.
Dica de Harmonização
Moluscos ao vapor.
Salada de crustáceos.
Seleção de queijos de cabra.
Sashimi de linguado.
Enroladinhos de peixe branco e azeitonas.