Schenk Donatoni Massená Rosso Veneto IGT, 2010. Itália.
Este vinho é elaborado com a técnica da semi-desidratação, onde a uva logo ao ser coletada e deixada por um tempo ao ar livre para que elimine parte da agua do grão, e concentre ainda mais aromas e sabores, resultando em um vinho de grande potência, maduro, generoso e de muito corpo.
Visual
Vermelho escuro e concentrado
Olfativo
No nariz é muito maduro, com notas a fruta vermelha em compota, confeituras, com presencia de aromas aportados pela madeira, algo de café, tabaco, com uma diversidade aromática enorme, muito complexo e atrativo, que precisa de muito tempo para ir mostrando seus aromas, um vinho que devemos degustar com calma, com muito tempo, para poder apreciar todas as sutilezas aromáticas que este vinho tem.
Gustativo
É enorme também na boca. Extremadamente denso, compacto, muito concentrado, seus taninos são ainda sólidos, o seja, tem uma estrutura firme, vão precisar se suavizar. É um vinho que podemos desfrutar agora, mais que vai melhorar consideravelmente nos próximos cinco a dez anos, porque tem uma matéria Frutal notável, que serve como base para que este vinho continue ganhando durante longo tempo. É recomendável decantar.
Harmonização
Ragu de ossobuco acompanhado de risoto de parmesão, Lombo de porco assado com alho e alecrim, Confit de pato na manteiga com sálvia e alho, Cordeiro em crosta de cogumelos selvagens, Pato ao forno com azeitonas pretas.
A impressionante personalidade desse vinho, na hora de harmonizar vai precisar de uma gastronomia intensa, de produtos de profunda textura, principalmente a base de carnes vermelhas, boi em diferentes preparações e acompanhados de molhos intensos.
Ideal será também acompanhar com animais e aves de caça. A sensacional força dos taninos, junto aos particulares sabores desse tipo de gastronomia criara dimensões de sabores únicas, que resultaram uma verdadeira aventura para os sentidos.
Comprar: Domus Vini